julho 13, 2022

Presentes

|

A meu ver presentes são elementos para compor uma relação. Não para iniciar, nem para salvar. 

Se de início o relacionamento se baseia em presentes pode-se entender que, para além da paixão primordial, há uma tentativa de comprar o afeto do outro e uma estrutura afetiva vinculada a bens materiais. Se isso for claro e de comum acordo não creio ser um problema, sobretudo quando ambos têm maturidade para julgar a dinâmica. 

 Já se os presentes forem ausentes na dinâmica relacional e dados apenas em momentos de crise, pode-se entender novamente, sobretudo quando são presentes comprados e não feitos pelo presenteador, que o uso deles é um elemento de barganha. 

Por isso firmo a postura de que presentes devem compor uma relação. Eles devem fazer parte da dinâmica, algo trazido para sempre manter o amor aquecido mesmo com o passar do tempo. Pensar no outro, ver o outro em acessórios, roupas e objetos, sentir alegria ao relacionar o outro a algo parecido com sua personalidade é o que, de fato, importa.

 O presente, então, serve como recurso. Um meio para um fim. Então não pode ser um presente qualquer, apesar de que pode ser qualquer presente. Digo, ao presentear o outro que o objetivo maior seja nos conectar a ele, sair de nós mesmo e de nossa apatia e mergulhar no mundo vasto que é o outro.

 Assim, um presente qualquer não teria utilidade pois seria algo dado de mim para mim, enquanto qualquer presente significa que enxerguei o outro até num detalhe bobo do cotidiano. Que os presentes realmente nos unam, mas não por eles, mas pelo valor que carregam: o afeto, o carinho e o cuidado. E que os badulaques que compramos para nós e forçamos o outro a aceitar (sim, forçamos, pois a outra pessoa sente a falta de genuinidade), numa tentativa egoísta de nos encontrar na imagem de outra pessoa; e aqueles que compramos para comprar o amor alheio sem nem mesmo nos darmos ao trabalho de genuinamente nos entregarmos ao outro, perca espaço até desaparecer. Que cada presente revele parte de nós  simbolicamente presente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo