julho 26, 2022

Como escrevo um texto reflexivo

|

 A verdade é que eu testo muito antes de escrever e publicar um texto. Passo alguns meses pensando em um assunto, converso com pessoas, gravo áudio no meu grupo particular de whatsapp para conseguir formular o argumento, me imagino falando, enfim, são várias etapas entre o pensamento inicial e a escrita, pois requer de mim uma aceitação do tema que nem mesmo eu sou capaz de oferecer de primeira. 

Isso significa que nenhum texto fica pronto por si mesmo, como se o argumento se manifestasse por completo em minha mente tal qual uma iluminação. Pelo contrário, geralmente são fragmentos de ideias, sensações, pensamentos ocorridos há meses ou anos que ganham forma com o passar do tempo pelo conjunto da obra. O que implica que tenho que remoer um único argumento por, pelo menos, um trimestre antes que ele consiga ser passado adiante com início, meio e fim.

Alguns de vocês já presenciaram minhas formulações. A fala fica incompleta, incômoda, pouco direta. Até que consigo chegar, com muito esforço mental e tempo suficiente para confrontar e assentar a ideia, numa conclusão da causa do desconforto inicial.

Com os anos, percebi o quão valiosos são esses momentos em que tenho que avaliar e reavaliar o que está me inquietando. E que me coloco a prova para saber quais momentos diferentes trarão visões novas e até opostas às primeiras. De modo que nada do que eu penso fica estático ou é uma verdade por si só. Assim, posso me permitir aprender e errar como todo mundo.

E o que mais me agrada depois que consigo finalmente pensar é em como me abri para a conexão comigo mesma e não só engoli minhas inquietações por uma suposta paz. É claro que, como todo mundo, eu também resisto, mas só o fato de sozinha não me opor a confrontar muitos dos meus pensamentos mais estabelecidos, já é bom. 

Então a todos que alguma vez já elogiaram os textos dizendo que nunca conseguiriam fazer o mesmo, saibam que não se começa pelo texto em si, mas pelos dias e dias se permitindo sentir e pensar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo