Digo logo que não sou patriota.
Minha mão não sua frio quando vejo a seleção jogar. Não choro ao cantar o hino nacional. Não me orgulho dos governantes do país. Não bato no peito e digo que " sou brasileiro com orgulho". E também não minto dizendo que faço este tipo de coisas.
A única coisa que faço é observar as pessoas fazendo.
Me espanto em ver pessoas chorando, brigando, se matando em prol de uma nação. As vezes queria ser assim. Mas não me importo se um time de futebol vai perder ou ganhar levando em consideração que minhas lágrimas vão ao chão em vão. Rimou.
Muitas vezes quero sumir daqui. Sinto vergonha das atitudes do povo e dá uma louca vontade de ir para o "estrangeiro"- como diziam os antigos. Mas o que me leva a pensar que não sou patriota é observar como as crianças americanas sentem orgulho do país em que vivem. Que elas não veem necessidade de falar mal do país ou daqueles que o conduzem. Eles já nascem com o ímpeto desejo de amar a nação. E isso, eu definitivamente, não tenho.
Valorizo mais quando vejo alguém devolver um dinheiro achado. Ou quando um VERDADEIRO atleta que se dedicou a vida toda pelo esporte consegue subir ao pódio com honra. Quando vejo que aquele indivíduo é o único a representar uma nação tão grande em meio a gigantes. Isso sim, pra mim é patriotismo.
Não é você berrar goool. Não é você debatar com alguém só porque ela é da oposição. Não é você dar vários TTs de como você ama sua nação. Mas sim amá-la de verdade, procurar conhecer sua história.
Os mesmo brasileiros que batem com furor no peito e dizem amar a nação não sabem o dia da independência, se embolam ao cantar o hino nacional, ignoram o horário político obrigatório mesmo sabendo que dependemos daquilo para poder avaliar um candidato novato e que, se eleito, pode prejudicar o país.
Por isso repito, se isso é patriotismo tenho orgulho de dizer que não sou patriota.
Pois me arrepiar cantando o hino em uma competição mundial é bem mais fácil do que sentir meu corpo tremer pela riqueza e conteúdo explendidos contidos naqueles versos que expressamos sem sequer entender. É bem mais fácil do que cantar o hino na entrada da escola primária todas as segundas-feiras e em datas comemorativas - que por sinal os alunos desprezam hoje em dia.
Ser patriota deveria ser amar a nação. Pela sua história e por tudo que já passou. Pelas conquistas, sonhos e lágrimas derramadas. Pela evolução em 510. Da escravidão, para a exploração, seguindo dos direitos trabalhistas. Esse povo que se diz patriota não sabe nada sobre a ditaduta militar, nem começo e nem o fim. Não sabem cantar músicas de cunho crítico ao governo, não sabem de nada.
O dito "patriotismo" deveria envlver mais coisas ao invés do futebol. Deveria envolver a literatura infantil com contos clássicos de Vinicius de Moraes. Deveria lembrar mais das boas épocas de bossa nova e resgatar a verdadeira música popular brasileira. Resgatando o funk, do apelo sexual à músicas reflexivas, assim como a 10 anos atras.
Devíamos repensar nosso conceito sobre o que é, de fato, amar a nação brasileira. Se somos os primeiros a desprezá-la, a falar mal dela, a poluí-la. Nós somos o reflexo da nação. Me atrevo até a dizer que somos o reflexo dos governantes do país. Pois se eles subiram de forma errada é porque o povo os deu condições de subir. Através de suborno, boca de urna, falta de conhecimento e informação e etc. A sujeira deles é tão suja quanto a nossa. Pois se tivessemos o recurso que eles possuem com certeza já teríamos feito até pior do que fazem.
Pois o povo que com garra diz amar a nação é o primeiro a destruí-la e a entregá-la na mãos de covardes que veem pessoas morrendo, sabem da situaçao delas e não se compadecem; assim como no Morro do Bumba em Niterói/Rj.
Meus pensamentos muitas vezes não estão certos. Nem sempre sei de tudo e estou com razão.
É apenas o que eu acho a respeito do tema.
Mas fico feliz em NÃO ser patriota... como são esses tais brasileiros por aí.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo