junho 22, 2022

Viagens dos Sonhos - Parte 3

|

Tenho uma alma viajante! 

Apesar de quase nunca viajar, sempre me imagino tendo experiências em viagens grandes e pequenas que encham meu coração de alegria. E isso não é de hoje. Lembro de ver meu pai viajar a trabalho e sentir vontade de viver todas aquelas experiências que ele contava como viajar de avião e pegar todas as lembrancinhas que as companhias davam (e não dão mais), ir ao exterior e conhecer belíssimas paisagens, até mesmo morar em outros estados. 

Na verdade, já morei no Fortaleza (Espírito Santo) e em Campinas (São Paulo), além do Rio de Janeiro que é meu local de origem e onde vivo até hoje, mas nas ocasiões eu era muito pequena e não tenho lembranças relevantes das experiências nesses locais. Além de pequenos flashs que não sei se realmente são minhas memórias ou memórias anexadas das histórias que ouvi.

Assistindo programas que mostravam diferentes locais e culturas, como o Globo Repórter, passei a sentir vontade não só de conhecer aqueles grandes destinos turísticos que até então desejava, mas viajar pelo Brasil e descobrir sua(s) imensa(s) e diferente(s) cultura(s). Aquele pãozinho de queijo no fogão a lenha passou a ser muito desejado, as festas tradicionais do Norte, meu interesse por História e Arqueologia ficou cada vez mais aguçado conforme via as belas arquiteturas das antigas Capitanias Hereditárias. Enfim, esse desejo foi crescendo com o tempo e ganhando  espaço em meu coração, apesar do meu receio com viagens de carro (detesto estrada).

Reúno na minha pequena coleção apenas poucas viagens. Tive o privilégio de fazer 3 delas sozinha: São Paulo (2013), Natal - RN (2014) e Recife (2022). Estar só em território desconhecido me deu um senso muito grande de autoconfiança,  responsabilidade e apreciação própria. Muitas vezes nos paralisamos pelo medo do desconhecido, mas amo conhecer novos lugares e fico feliz pela oportunidade de tê-los conhecido. Não levo a questão de viajar sozinha e ser mulher como uma grande questão ou filosofia de vida, pois no meu caso senti que devia aproveitar a oportunidade da viagem quando ela apareceu (e por coincidência era desacompanhada) sem maiores neuras, mas gosto de estar em minha própria companhia. São sempre dias muito reflexivos e de aprendizado. 

Outros lugares a que fui acompanhada e que considero pequenos passeios/viagens são: São Paulo (2010), Arraial do Cabo (2011), Paraty (2013), Penedo/Itatiaia (2014), Garatucaia (2014), Petrópolis (2015), Bananal (2015), Petrópolis (2015), Nova Friburgo (2015-2016), Cabo Frio (2016), Angra dos Reis (2017), Petrópolis (2018), Teresópolis (2018), Arraial do Cabo/Búzios (2018), Angra dos Reis (2019-2020),  Miguel Pereira/ Paty do Alferes (2020). Também tive a oportunidade de ir à trabalho à Paraty (2014) e Saquarema (2019).

Mas como dá para ver, é uma lista  modesta e que circunda apenas locais no estado do RJ ou São Paulo.

Acredito que deva ser cômico ao leitor considerar que eu acredito que tenho uma alma viajante, já que minha limitação é gritante até mesmo dentro do território brasileiro. Quando viajo, minha prioridade não é comer em locais caros ou mesmo ficar hospedada em tais locais. Quero apenas ter uma experiência satisfatória, aproveitar a estadia e curtir os dias indo aos pontos turísticos e comprando badulaques. Por isso, mesmo que minha mente não acompanhe a realidade e o fato de considerar que tenho uma alma viajante não me leve a muitos lugares, aprendi a valorizar cada pequena experiência pela grandeza que ela carrega e curtir cada ponto. E ao invés de esperar por terceiros para que meu sonho de conhecer novos lugares se realize, vou me aprontar para viver meus desejos e fazer aquilo que contribui para minha realização e alegria.

Pensando nisso, preparei uma lista preliminar com belos locais que desejo conhecer pelo Brasil durante minha vida. Espero fazer parte 2,3,4 e 5 desse post daqui pra frente e, melhor, espero ter oportunidade de vir aqui registrar minhas aventuras. 




Ouro Preto - MG

Mina de Passagem - Mariana (MG)

Serra das Capivaras - PI - Local que possui pinturas rupestres (pré-históricas) no Brasil. Sou doida para conhecer. 

Cavernas do Parque Nacional Terra Ronca - GO

Águas Termais - GO

Passeio de Trem - Curitiba x Morrete 

 Aquário Natural - Bonito (MS)

Parque Histórico Nacional  das Missões - São Miguel das Missões  (RS) - As ruínas são um conjunto do sítio arqueológico jesuítico. 

-

E aí, gostaram? Espero conhecer esses belos lugares algum dia! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo