julho 30, 2011

Amafissional

|
Se alguém me contasse a emoção de realizar um sonho eu não acreditaria,  não um sonho ralé o qual você esquece com facilidade, mas aquele sonho que você nutriu por boa parte da vida. Aquele sonho que você anseia com todas as suas forças que aconteça de qualquer maneira, de qualquer forma e em qualquer lugar porque ele é muito especial, especial de verdade. Então, se alguém me contasse eu não poria fé alguma. Porém, numa noite, especificadamente na noite de 29/07/2011 aconteceu comigo, meu sonho se realizou.
Interessante como foi desprevenido e espontâneo, não foi nada planejado nem imaginado, sequer havia passado pela minha cabeça. A sensação foi de puro frescor ao ver aquela coisa com menos de 15 cm de largura em minhas mãos, toda equipada em uma case escrita Canon Powershot. UAU, pensei, e meus olhos começaram a lacremeja. Poucas vezes senti isso na vida, estava no meio de um salão que foi enchendo cada vez mais com várias pessoas olhando pra mim, confiando de que eu faria o melhor. Nossa, fotografei um aniversário de um aninho. 
Sentir meus dedinhos finos tocando aquela belezura como eu sempre imaginei, ver o titalar da lente que era jogada pra fora toda vez que eu acionava o zoom, e sentir mesmo com os olhinhos fechados num piscar o flash reluzindo o espaço e a reação das pessoas ao olharem a foto, foi sensacional. A última coisa que importava era o status, eu queria ser feliz e aproveitar aquele momento magnífico. 
Quando a confiança foi nascendo e a princesinha já estava quase domada, as fotos espotâneas começaram a aparecer. O respirar de alegria e sensação de bem-estar me davam forças até quando notava que alguma foto tinha ficado fora de foco ou tremida, me dava ânimo pra falar: Deus, me ajuda a fazer o melhor. Que responsabilidade! Os melhores momentos de uma festa são responsabilidade nossa de capturar, cenas que provavelmente jamais irão se repetir, pessoas que tem muita dificuldade de se reunir num mesmo local compartilhando felicidade. Tudo o que a família passou pra conquistar aquele espaço, todo um esforço e toda a história devem ficar bem registradas, e por isso, eu me sinto tão bem. Nossa, foi só a minha primeira festa como fotógrafa profissional e com uma câmera emprestada - por sinal, e ela requeria de mim mais do que eu sabia entregar. Algumas coisas passaram desapercebida, eu admito, mas só de ver a minha alegria por estar ali e a alegria de todo mundo eu queria regristar mais e mais o evento.
O salão todo espelhado me fazia ver como um sonho pode se tornar realizado, como Deus ouve nossas orações e nossos choros pedindo uma oportunidade. Como o esforço te faz progredir e como ter pessoas especiais, amigos fiéis na sua vida é uma benção. A decoração do Backyardigans trazia o êxtase aquele lugar, o aniversariante de blusinha Polo e Nike faziam todos babarem e as animadoras fazendo as crianças irem ao delírio. Todo o ambiente mandava vibrações de muito gozo, não há nada que compre algo assim.
A palavra profissional, como é de se imaginar, vem de Profissão. Já a palavra amador vem do latim amator, que significa Amante. Nos sentidos originais da palavra o profissional é simplesmente aquele que faz da Fotografia a sua profissão, enquanto o amador é aquele que faz da Fotografia um hobbie, porque é o que ele ama fazer. No passado poderia existir alguma diferença de qualidade entre um e outro, mas hoje com o acesso facilitado às possibilidades de fotografar isso não existe mais. Hoje tanto o profissional quanto o amador têm as mesmas chances de fazer lindas fotos. A diferença é que um deles também é empresário e vende a fotografia. Antes, eu era somente uma expectadora que fazia fotos de eventos pequenos e médios, hoje passei a ser também um agente participativo que trabalha em eventos médios e grande, cliques que me  levam a outros patamares e juntamente com a diagramação de fotos e imagens me fazem ser profissional.
Algum pessimista por aí podia me confimar que isso nunca iria acontecer, pois eu nunca fiz um curso, não tenho tanta experiência assim e meu currículo não é o melhor de todos. Mas nenhuma palavra podia matar aquilo que já era uma verdade na minha vida. Com câmera ou sem câmera, com festa ou sem festa, com tempo ou sem tempo, agora eu sou fotógrafa profissional, ou uma amafissional!
A jornada é longa, aprender requer tempo, mas toda graça e ensinamento vêm do Espítiro de Deus. Não há preço que pague a alegria a mim confiada. Obrigada a todos que dedicaram seu tempo investindo em mim.

Um comentário:

Julia disse...

olá,
adorei o blog e estou seguindo!! queria te convidar pra conhecer meu blog... segue também se você gostar!

parabéns pela nova câmera!!
bjss

www.blogdajupenedo.com

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo