setembro 01, 2020

Meus livros [2020]

|
Que alegria! Uma nova versão minha: a Tainara escritora. ❤

O ano de 2020 começou com a minha descoberta por antologias.

Eu, que escrevo há 10 anos em blogs, finalmente achei uma oportunidade real de publicar meus textos em livros físicos e digitais. E assim começou a saga para encontrar editais que me encantassem. 
Geralmente escrevo sobre o que sinto vontade, sem um tema específico, por isso consegui inscrever meus textos em vários editais, mas em outros me arrisquei e escrevi contos e poemas específicos dentro dos temas propostos. Não é fácil, confesso, sempre fico ansiosa durante o processo, mas é satisfatório terminar de escrever um texto.  E para a minha alegria 14 textos meus foram publicados em livros.



Para contextualizar: antologias e coletâneas são livros com textos escritos por diferentes autores sobre temas específicos. Reconheço que sou nova no universo da escrita (para publicação) e ainda tenho muito a crescer, mas a cada nova seleção sinto uma boa sensação que me motiva a continuar. 

Quando recebi o primeiro e-mail de aprovação (do livro 'Sobre Mulheres: as melhores coletâneas de 2020'- Editora Inovar), estava no meio de uma crise de ansiedade logo pela manhã. Lembro de olhar para a tela do celular e cair no choro de alegria. E cada vez que o e-mail de aprovação chega, surge uma reação diferente: saltos de alegria, lágrimas, risos. Enfim, é sempre uma experiência única. 
No dia 09/03, o primeiro livro foi lançado. Justamente esse que foi mencionado. Eu estava na UPA junto com minha mãe e irmã. Meus olhos encheram d'água e não consegui segurar, acabei caindo em lágrimas ali mesmo na frente de todo mundo. Foram lágrimas de emoção. Cada um deles me tocou. Me lembro que pouco antes de submeter o conto para o livro "O amor está nas nuvens" - que é uma extrapolação da minha história com o Rafael -, eu tinha submetido um outro conto que escrevi para ele para outra seleção e foi negado. Fiquei triste porque queria fazer uma surpresa, mas não aconteceu. Por isso, quando chegou o resultado do "Amor está nas nuvens", eu literalmente chorei de alegria e emoção por ver que o início da nossa história seria eternizado em um livro. 

Neste post, mostrarei minhas fotos com os exemplares físicos que chegaram em minha casa. Lembrando que nem todos os livros são físicos (ou chegaram aqui). ~ esse post será atualizado sempre que um exemplar chegar em minha casa, então não estarão em ordem de aprovação ~

Para conhecer todos os textos publicados clique NESTE LINK.



Coletânea Amor que não se mede
Editora: SF Editorial
✒ Conto: Confusão, amor, distância

Organizada por Suka P., com edição de Carlos Sá da 
@sf.editorial (editora da minha cidade, Nova Iguaçu). Enviei meu conto Confusão, amor, distância que trata de uma carta enviada por uma esposa a seu esposo ausente (para mais detalhes, adquiram um exemplar). Fui muito bem recepcionada pela editora em todo momento e quando recebi a aprovação, literalmente, pulei de alegria para os risos do Rafael.

Apesar de ter outros textos aceitos antes, este foi o PRIMEIRO exemplar físico a que tive acesso. E só posso dizer que é uma alegria sem tamanho realizar um sonho, pegar o livro na mão, ver o meu nome ali! Agradeço a @sf.editorial por acreditar e valorizar a escrita/leitura em nosso país e por abrir um edital apaixonante, pelo trabalho realizado e pelo resultado final lindo!

A coletânea conta com 35 autores com os mais variados textos sobre amor. Todo trabalho gráfico ficou impecável e você pode adquirir um exemplar no site da @sf.editorial. Tenho CERTEZA de que não irá se arrepender. 
Para comprar CLIQUE AQUI.

_____________________

Antologia Quarentena Poética-Volume I
Editora: MWG
✒ Poema: Náufragos

Submeti meu  que trata do momento de isolamento social que estamos vivendo. Confesso que considero o poema muito bonito e sincero.
Foi uma boa surpresa ser aceita nesta coletânea e lindo demais recebê-la. <3 


______________________

Coletânea Laços de Amizade
Editora: Perse organizada pelo Projeto Apparere
✒ Conto: Carta da Saudade ❤

A coletânea reúne textos com foco na amizade. O trabalho da editora foi impecável desde a seleção até a confecção do livro e entrega.  O conto Carta da Saudade  trata de uma carta de uma amiga à outra, que originalmente, foi um texto que escrevi para uma querida amiga. Brindamos nossa amizade com um livro! Confesso que sou apaixonada por esse livro. Ele é lindo demais. Obrigada projeto Apparere!

Para comprar CLIQUE AQUI.

__________________________

Coletânea Sobre Mulheres - As melhores coletâneas de 2020
Editora: Inovar 
✒ Conto: O despertar ❤

Essa foi a minha primeira publicação. Na realidade, foi meu primeiro texto aprovado (O despertar) e de cara foi publicado em um livro digital. Lembro que o lançamento foi no dia 09/03, eu estava com minha mãe e irmã quando recebi o e-mail com a grande notícia. Na mesma hora caí em lágrimas de tanta emoção e saí anunciando para meus familiares e amigos mais próximos a novidade.

Foi muito emocionante para mim ter um sonho dessa dimensão realizado. O livro está disponível para download no site da editora (CLIQUE AQUI) e não tem versão física. Esse conto que trata sobre o dolorido despertar das mulheres frente as opressões sofridas diariamente.
_________________________

Coletânea Vamos triunfar
Editora: Pragmatha
✒ Poema: Vamos triunfar ❤

 
A coletânea Vamos Triunfar reúne poemas que tratem da temática da pandemia como um tributo à esperança e certeza de dias melhores. O poema Entre ausência e presença trata da insegurança que esse momento me traz, a vontade de estar conectada com os outros e o sentimento de solidão causado pela distância e descaso das autoridades.

Para comprar seu exemplar: CLIQUE AQUI

____________

Antologia O amor está nas nuvens
Editora: Editora Ruppel
✒ Conto: Um tímido amor

Provavelmente essa é a antologia que sou mais apaixonada, a que mais passei nervoso para escrever o conto (sentei para escrever faltando dois dias para o fechamento do edital) e a que chorei de emoção ao ser selecionada (mas chorei nas outras também porque eu choro por tudo, rs).

Um Tímido Amor é um conto INSPIRADO no início de minha história com o Rafa, narrado por um cupido com muita liberdade poética, claro. Não é uma crônica, mas um conto apaixonante e divertido no qual pude brincar com as palavras e pegar um pouco do que sentimos logo no início para criar uma história que fosse gostosa de ler. Por isso, tem um valor sentimental muito grande e foi difícil justamente por necessitar de um distanciamento para que a escrita fosse feita de modo coerente.
Esse foi o sétimo edital a que fui selecionada. O sétimo livro que
 participei e só nesse consegui, de fato, me sentir uma autora. Ter esse desafio (o qual me propus) de extrapolar a vida real para uma narrativa acelerando os processos, criando tensões e colocando um cupido para narrar (a partir da proposta do edital) foi sensacional. Eu não sabia que seria tão difícil começar uma história com elementos de outra já existente e, mesmo assim, criar mantendo o sentimento original. Mas calma, tô longe de ser um Machado de Assis nessa vida, só que a experiência foi desafiadora.
Além chamego especial, o trabalho da @editoraruppell foi essencial para essa enorme conexão. A @btlhflaviane (na foto), editora da Ruppell, fez questão de mostrar cada momento do processo de confecção dos livros para os autores, foi super transparente e me recebeu na editora (que fica em Paracambi) para que eu pudesse pegar meus exemplares e tirar TODAS as dúvidas que eu tinha sobre o mundo literário (e eu não falo pouco, né?). Ô bichinha rigorosa com a edição.

Fico muito feliz por participar de um projeto tão bacana que me permitiu eternizar esse tímido amor em um livro lindo. E mais ainda por tirar essa foto com os livros encomendados por amigos e familiares.

Para comprar: CLIQUE AQUI

__________________________________________

Antologia Um amor para chamar de meu  
Editora: Lettre 
✒ Conto: Encontro Gelato

O conto trata de uma apaixonante história de amor platônico que se desenrola por alguns anos. "Um amor para chamar de meu" foi o segundo edital em que fui aceita. Tudo era muito novo pra mim e só de lembrar da minha reação ao ver o e-mail com a aprovação começo a rir.

Em março saiu a versão digital e através de financiamento coletivo conseguimos realizar a publicação física também. Foi muito emocionante ver a meta ficando mais próxima de ser alcançada até receber o e-mail que nos fez pular de alegria: o de que tínhamos alcançado a meta em menos de duas semanas de pré-venda.
O livro reúne 13 lindos contos recheados de amor e aventuras.

PARA COMPRAR: CLIQUE AQUI

______________________________________________________

Antologia Língua Animal
Editora: Ao Vento Editorial (@aoventoeditorial)
✒ Crônicas: • Amor AnimalO real significado de amar

Essa antologia tem um lugarzinho especial no meu coração, pois conta com duas crônicas escritas com todo meu amor sobre os meus pets: Duffinho e She-Ra.

Eu sempre amei animais. Lembro que conversava com os bichinhos da rua, colocava água e comida pra eles e até tive um projeto para ajudar animais de abrigo (alô projeto AjudaCão). Sou a doida que fica rindo das expressões dos animais nos programas da netgeo e que pede foto dos bichinhos dos outros o tempo todo.

Quando Duff chegou em minha vida me descobri mais sensível, mais cuidadosa e responsável. Entendi que realmente temos oportunidade de crescer em diversos aspectos e que a convivência com nossos bichinhos pode trazer isso.

Considero que isso me mudou. Estar perto animais me deu mais sensibilidade para lidar com as demais criações sabendo que elas precisam de nosso cuidado e respeito. Entendendo as limitações e os diferentes temperamentos de cada um e das espécies. She-Ra e Duff são opostos, mas preenchem meu coração de uma forma que não sou capaz de explicar. Sou muito feliz pela oportunidade de sentir um amor incondicional como esse e grata por ter aprendido que o respeito aos animais e a natureza é uma boa manifestação do amor e gratidão a Deus.

A antologia reúne poemas, contos e crônicas sobre animais sob diversas perspectivas. Está um trabalho tão lindo e caprichado que só tenho elogios. Toda parte gráfica ficou simplesmente IMPECÁVEL e o tratamento da @aoventoeditorial com os autores é muito especial. Meus pets ganharam bandanas personalizadas nas cores da antologia e eu recebi uma cartinha escrita à mão cheia de carinho.
Agradeço imensamente a oportunidade.

Amigos, comprem nossos livros e ajudem a literatura nacional e pequenos autores!
PARA COMPRAR CLIQUE AQUI  ♡

____________________________________________

Antologia Rupturas
Editora: Ao Vento Editorial (@aoventoeditorial)
✒ Crônica: Uma carta para o céu


Esse, sem sombra de dúvidas, foi o texto mais difícil que já escrevi. Tão cheio de amor, emoção e saudade "Uma carta do céu" trata da minha carta de despedida para um primo muito amado a qual foi levado bem cedo para um lugar melhor. 

Em 2014, perdi meu melhor amigo de infância, Ariel. Foi algo muito rápido e na época, não consegui assimilar bem o fato para me despedir a altura. Acho que ninguém está preparado para coisas como essa. Ele era iluminado, bom astral, alegrava todos os lugares onde passava. Tinha uma sinceridade fora do comum, era fiel aos seus valores e era tão parte da minha vida e de tantas outras pessoas que foi muito, muito difícil para nós aceitarmos a despedida. 

Com o tempo a dor foi se transformando em saudade, os sonhos foram ficando menos intensos, consegui lembrar dele sem cair no choro. Foram muitas seções de terapia falando dele e de como eu sentia falta do meu primo tão querido. Sou do tipo de pessoa que precisa de rituais para começar e terminar as coisas, então pensei comigo em escrever uma carta de despedida para lhe dar o adeus merecido, mas por medo posterguei alguns meses. 

Quando vi o edital de Rupturas, pensei: acho que está na hora de me despedir. E confesso que foi a dor mais dilacerante da minha alma. Escrevi em meio a soluços e lágrimas e no meio do processo tive a ideia de convidar algumas pessoas para participarem com algumas palavras para serem anexadas ao texto final. O processo não foi difícil só pra mim, acreditem. Mas no último segundo do dia consegui enviar o e-mail submetendo meu texto que, apesar de forte, ficou muito bonito, tocante e sincero. Uma carta cheia de amor para a melhor pessoa que já conheci, meu primo Ariel

Agradeço sinceramente a equipe da Ao Vento editorial pela paciência, pela confiança e por terem sido tão sensíveis em pedir uma foto dele para que pudessem ilustrar. A antologia está linda! Não consigo parar de sorrir!

Espero que aí do céu você tenha ficado feliz em saber que nunca esqueceremos de você. 

PARA COMPRAR CLIQUE AQUI

____________________________________________

Coletânea 2020- O mundo parou!! Relatos do período de pandemia
Editora: Perse
✒ Crônica: Nem tão otimista

Feliz, feliz por ter meu texto "Nem tão otimista" publicado junto com tantos bons autores. O texto trata das minhas reflexões sobre a pandemia, lá em maio quando pensávamos que tudo se resolveria rápido.

O considero um texto potente e real, pois me rasguei diante da tela do computador para (conseguir) escrever minhas percepções e inseguranças.

Nem tão otimista continua sendo real para mim e agora o exemplar lindo, lindo está em minhas mãos.

PARA COMPRAR CLIQUE AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo