É inegável e absurdo o número de mortes cometidas por policiais, seja inocentes, menores infratores ou criminosos. Porém, fechar os olhos para a morte brutal a que esses policiais tem sido submetidos e falar de justiça, é no mínimo, muita demagogia. 3 policiais mortos em 72h por criminosos, muitos criminosos mortos por policiais. Um policial arrastado por criminosos e ninguém reclamando sobre os direitos humanos deste policial e sua família.
Devemos abrir os olhos: estamos em meio a uma "guerra" no RJ. Cada grupo está lutando com as armas que tem. E nós, civis, estamos no meio buscando entender esse processo, na maioria das vezes, justificando as ações desses grupos. Não tenho uma postura definitiva, mas gostaria que a justiça fosse feita. Justiça para as vítimas de um sistema opressor: tanto os que 'não tem oportunidade' e recorrem ao crime, quanto os que buscam no sistema seus recursos e fazem da defesa do povo, sua profissão.
Olhar de forma fechada, ignorando os agentes desses grupos, entendendo-os como bloco monolítico, não compreendendo que em ambos os grupos existem os que 'caíram de paraquedas' e os bandidos (efetivamente), é ignorar que existe uma estrutura superior neste país, a qual lutamos para manter (toda vez que defendemos, por exemplo, um político corrupto), que impede que os criminosos (sejam estes quais forem) sejam punidos de verdade.
O problema deste país é que ele se sustenta em meio ao erro. A estrutura do erro não é abalada e destruída porque isso não é agradável. Imagina se todos os políticos e funcionários públicos que desviam dinheiro e abusam do Estado fossem presos? Se os criminosos das favelas e das empresas fossem presos? A maioria de nós não quer isso, protegemos os nossos criminosos e jogamos os do outro grupo no ventilador. Do mesmo modo, inverter a culpa para a população que os acoita de forma unilateral, como se isso não fosse um sistema muito bem estruturado e enraizado na sociedade, mas um instinto eminente de todo brasileiro, é transferir o peso para os outros, fazendo-os calar já que também têm culpa, sem ao menos repensar suas atitudes. É a doutrina do medo para perpetuar os erros embutidos na lógica "faça os calar já que também são culpados de algo". Que os discursos não sejam fechados. Que não se esqueça as vítimas dos policiais, que não se esqueça os policiais que são vítimas, até que efetivamente seja feita justiça.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo