agosto 29, 2015

Diário do casamento #3: A compra do Enxoval

|
Olááááá!!! Hoje vou falar um pouco sobre uma das coisas mais bacanas de organizar um casamento que é: a compra do enxoval.














Desde 2012, se não me engano, tenho a ideia de comprar o enxoval aos poucos para que 
não ficasse pesado com a organização do casamento, casa e etc. Neste mesmo ano comprei meu primeiro conjutinho de potes. Foi super barato, custou algo em torno de 12 reais, ou algo assim. Comprei duas toalhas também, uma branca e uma roxa. Mas com o tempo, fui ficando muito ansiosa e como não estava perto de casar, preferi deixar para comprar o enxoval mais à frente. Foi uma decisão sábia naquele momento, já que eu estava quase pirando por ver que demoraria mais alguns anos para casar  e eu não tinha muita maturidade para lidar com isso. Os contras dessa atitude foi que eu tive dinheiro por muito tempo e não fiz um investimento, não guardei e não comprei nada para a casa. Se o tivesse feito, com certeza as coisas teriam sido mais fáceis. Mas optei pela paz e hoje consigo comprar minhas coisas tranquilamente. Na segunda metade de 2014, eu e Rafa já sabíamos quando desejávamos casar, sendo assim, as coisas não estavam mais tão névoas e poderíamos nos dedicar a preparação das coisas. Desse modo, em dezembro começamos a comprar mais coisas, adentramos em 2015 nesse pique. Porém, só depois do pedido de casamento é que eu me senti confortável para investir pesado no enxoval. Até porque antes do noivado, as famílias só achavam "bonitinho" nos ver comprando as coisas e depois de noivar,  a coisa ficou séria aos olhos da sociedade HAHAHHA. Deu muito certo. 

Em todo tempo de nosso namoro, eu e Rafa não trabalhamos de carteira assinada. Visto que estudamos numa universidade federal que faz de tudo para manter os alunos lá o dia inteiro, hehe. O Rafa estudava em tempo integral e eu integral/vespertino, por isso, sempre trabalhamos informalmente : eu como fotógrafa, ele como professor de música. Agora o Rafael é finalmente Zootecnista formado pela UFRRJ (êêêêê) e eu estou na luta ainda, me dividindo em estudante e fotógrafa. 

Desde o início do namoro nós juntamos dinheiro. Nem sempre o investimento foi constante, mas conseguimos reunir uma graninha. Fizemos da seguinda forma: estipulamos um investimento mensal, uma meta que deveria ser alcançada e dividimos isso igualmente. Todo valor arrecadado era colocado no cofrinho que chamamos de She-ra. Da mesma forma, o investimento para o enxoval seria dividido entre nós dois. No fim, a quantia entre o investimento financeiro e do enxoval ficava no mesmo valor. A divisão do investimento ficou entre nós dois, 50% pra cada. Mas com o tempo, percebemos que nos organizávamos melhor com ele investindo no dinheiro e eu comprando o enxoval. Por quê Tainara? Porque eu sempre esquecia de colocar o dinheiro no cofre, já o Rafa coloca mais do que o estipulado, enquanto eu quero comprar o enxoval mais do que o dinheiro estipulado por mês.

Nós sempre pensamos que presente é realmente um agrado, algo que ninguém tem obrigação de dar. Se recebermos, ficamos felizes, se não, ficamos normais. Não curtimos muito essa vibe de achar que pai e mãe tem obrigação de fazer alguma coisa por nós. Se fizerem amém, se não fizerem, temos pernas para correr atrás e conquistar sem chateação com ninguém. Por isso, estamos comprando nosso enxoval sem esperar os presentes do chá de cozinha. Todo mundo fala "ah, espera, porque você ganha muita coisa". Mas eu quero o chá para me divertir, colocar só coisas baratinhas tipo baldes, coisas de plástico e panos hehehe. Quero minhas amigas lá pela presença e não pelo presente. Além do que eu aaaaaaaaaaaamo comprar minhas coisinhas, pensar em como quero minha casinha, escolher tudo do meu jeitinho, organizar tudo. Nossa! Tenho muito prazer em fazer isso. 

Mas mesmo sem pedir, ganhamos vários presentinhos que nos ajudaram a compor nosso enxoval. Temos muita gratidão por todo carinho demonstrado. Essas fofurecas vieram da minha mãe, meus sogros, minha irmã, minha tia Gilmara e  tia Nilda. Até agora nosso enxoval é formado quase que integralmente pelas coisas de cozinha, já que minha sogra é artesã e quer fazer tudo (cama, mesa e banho) personalizado para a gente. 

Uma última coisa que acho importantíssimo saber sobre mim: odeio pagar caro por algo que eu sei que vou encontrar mais barato. Então eu rodo muito, pesquiso, pechincho e deixo de comprar qualquer coisa por 3 reais de diferença. Na minha cabeça, de 3 em 3 reais você chega a 1000 (e alguns quebrados), hehehe. Brincadeiras a parte, acredito que nao há necessidade de comprar tudo trabalhado no frufru. Apesar de adoorar essas besteirinhas, algumas coisas precisam sim ser mais resistentes  e infelizmente, em alguns casos a beleza não compensa. Em outros, os produtos são ótimos, mas o preço não compensa como a linha My Lovely Kitchen da Tramontina, linda mas com uma panela que custa 130 reais e um kit pra bolo, 500. Não posso com isso!

ENTÃO minha gente, vamos mostrar as coisinhas porque nem eu aguento escrever tanto!

Essa é uma foto de quase todo o meu enxoval. Algumas coisinhas foram compradas depois e não estão aí e tem muita coisa amontoada na foto. Sei que não dá pra ver detalhes, mas vou mostrar tudo em vídeo

Em um vídeo a parte mostrarei item por item do enxoval e contarei a história deles. Ou dividirei em módulos, sei lá. Aqui acho que vai ficar grande demais. 

Nas fotos a seguir, vocês podem ver as primeiras aquisições.  Mais coisas foram compradas depois da foto acima ter sido tirada, por isso elas não estão aqui. Meu enxovalzinho é um mix de muita pesquisa, precinho baixo e presentinhos dos queridos. 




Beijos :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo! Tenha moderação, educação e respeito :) Beijo